Pessoas que gostam deste blog

Fome e sede de justiça - Pr Eudes Sepol

Bem-aventurados os que buscam o reino com a necessidade equivalentes a fome e sede.

Mt 5.6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.

Este é um dos versículos mais importantes do Sermão do Monte.

(1) A condição fundamental para uma vida santa em todos os aspectos é ter fome e sede de justiça. Mateus 6.33 Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.

Tal fome é vista em Moisés: Êxodo 33.13 Se me vês com agrado, revela-me os teus propósitos, para que eu te conheça e continue sendo aceito por ti. Lembra-te de que esta nação é o teu povo”.

Êxodo 33.18 Então disse Moisés: “Peço-te que me mostres a tua glória”.

Em Davi: Salmo 42.1–2 Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus. 2 A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo. Quando poderei entrar para apresentar-me a Deus?

Salmo 63.1–2 1 Ó Deus, tu és o meu Deus, eu te busco intensamente; a minha alma tem sede de ti! Todo o meu ser anseia por ti, numa terra seca, exausta e sem água. 2 Quero contemplar-te no santuário e avistar o teu poder e a tua glória.

E no apóstolo Paulo: Filipenses 3.8–10 Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por quem perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar Cristo 9 e ser encontrado nele, não tendo a minha própria justiça que procede da Lei, mas a que vem mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus e se baseia na fé.

10 Quero conhecer Cristo, o poder da sua ressurreição e a participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte

O estado espiritual do cristão durante toda sua vida dependerá da sua fome e sede da presença de Deus,

Deuteronômio 4.29 E lá procurarão o Senhor, o seu Deus, e o acharão, se o procurarem de todo o seu coração e de toda a sua alma.

Da Palavra de Deus (Sl 119).

Da justiça: Mateus 5.6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos.

E da volta do Senhor: 2Timóteo 4.8 Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda.

(2) A fome que o cristão tem das coisas de Deus pode ser destruída pelas preocupações deste mundo, pelo engano das riquezas: Mateus 13.22 Quanto ao que foi semeado entre os espinhos, este é aquele que ouve a palavra, mas a preocupação desta vida e o engano das riquezas a sufocam, tornando-a infrutífera.

Pela ambição pelas coisas materiais: Marcos 4.19 mas, quando chegam as preocupações desta vida, o engano das riquezas e os anseios por outras coisas sufocam a palavra, tornando-a infrutífera.

Pelos prazeres do mundo: Lucas 8.14 As que caíram entre espinhos são os que ouvem, mas, ao seguirem seu caminho, são sufocados pelas preocupações, pelas riquezas e pelos prazeres desta vida, e não amadurecem.

E por deixar de permanecer em Cristo: João 15.4 Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim.

Quando a fome de Deus cessa no crente, este morre espiritualmente: Romanos 5.21 a fim de que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reine pela justiça para conceder vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor.

É então indispensável que sejamos sensíveis ao Espírito Santo ao convencer-nos do pecado:

João 16.8–13 Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo.9 Do pecado, porque os homens não crêem em mim; 10 da justiça, porque vou para o Pai, e vocês não me verão mais; 11 e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está condenado. 12 Tenho ainda muito que lhes dizer, mas vocês não o podem suportar agora. 13 Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir.

Aqueles que sinceramente têm fome e sede de justiça serão fartos.


Bibliografia: 
Bíblia Almeida Revista e Atualizada com números Strong 
Bíblia de Referencia THOPSON – Milenio RVR 1960 (Espanhol) 
Bíblia Nova Almeida – SBB 
bibleread.online/bible/ 
Comentário Bíblico - Novo Testamento Volume 1, Mateus a João – Matthew Henry 
Comentário Bíblico Expositivo Novo Testamento Vol 1 - Warren W. Wiersbe 
Comentário bíblico: desvendando a verdade de Deus, versículo a versículo – John MacArthur 
Comentário do Novo Testamento – Mateus Volumes 1 & 2 - 2ª edição William Hendriksen 
Diccionario Strong de Palabras Originales del Antiguo y Nuevo Testamento 
Dicionário Bíblico Strong 
Gran Diccionario Enciclopédico de la Biblia - Editor General Alfonso Ropero Berzosa 
Nuevo Comentario Ilustrado De La Biblia – Earl D. Radmacher, Ronald B. Allen & H. Wayne House 
Olive Tree Concordância analítica da Almeida Revista e Atualizada 
Software Bible study 6 
Software Bíblico Logos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por nos visitar! Volte sempre!