Pessoas que gostam deste blog

Sal e luz o que vem a ser?

Sal e luz o que vem a ser na Bíblia??


Mateus 5.13–16 Vocês são o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens. 14 Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada no alto de um monte. 15 Nem se acende uma lamparina para colocá-la debaixo de um cesto, mas num lugar adequado onde ilumina bem todos os que estão na casa. 16 Assim brilhe também a luz de vocês diante dos outros, para que vejam as boas obras que vocês fazem e glorifiquem o Pai de vocês, que está nos céus.

 

Nesta mensagem, chegamos à segunda seção do decreto da constituição do reino (Mt 5:13-16), que diz respeito à influência do povo do reino dos céus sobre o mundo.

O povo do reino é sal para a terra corrompida e luz para o mundo sombrio.

èDepois de revelar a natureza do povo do reino, esse decreto passa a cobrir sua influência. A sequência aqui é significativa

Se o povo do reino não tivesse a natureza descrita em Mt 5:3-12, eles não poderiam ter nenhuma influência no mundo, esperado pelo rei do reino, o povo do reino sairia de sua natureza, daquilo que deve ser. 

Se nós, o povo do reino, o povo da igreja, não fossem pobres no espírito, o reino dos céus não teria espaço nas profundezas do nosso ser

èPor isso então, lamentaremos, seremos mansos, teremos sede de justiça, seremos misericordiosos, seremos puros de coração, seremos pacificadores, sofreremos perseguições e seremos reprovados por Cristo diante dos homens. 

Se somos essas pessoas, certamente exerceremos uma grande influência sobre as pessoas do mundo ao nosso redor e influenciaremos espontaneamente a terra corrompida e o mundo sombrio.

èNo versículo 13, o Senhor disse: "Vocês são o sal da terra" e no versículo 14, ele disse: "Vocês são a luz do mundo". 

O "vocês" nesses dois versículos é perceptível que não se refere a um indivíduo, mas a um povo corporativo. A maioria dos leitores aplica esses versículos a indivíduos.

- Aqueles que vivem as nove bênçãos mencionadas nos versículos 3 a 12 são um povo corporativo, não indivíduos.

Por isso, a palavra do Senhor sobre sal e luz não diz respeito a indivíduos. Individualmente, nenhum de nós pode ter sal adequado ou luz adequada. 

èNo versículo 14, o Senhor nos compara a uma cidade, não a pedras individuais. Isso revela claramente que a palavra do Senhor aqui não se destina a indivíduos, mas a um povo corporativo edificado em alto nível

èO Senhor não disse: "Vocês são as luzes do mundo". Ele disse: "Vocês são a luz do mundo.

Não considere a influência do povo do reino sobre o mundo uma questão individual

Se você tentar ser espiritual individualmente, não terá sucesso. Mesmo se você atingir alguma espiritualidade individual, será um câncer.

Toda espiritualidade individualista é um câncer que absorve em si o alimento destinado a todo o corpo. 

O câncer não é causado por germes; é causada por células no corpo que se separam do corpo e se importam apenas consigo mesmas. 

Se você tentar ser individualista espiritual, você se tornará um câncer. Todos nós precisamos ouvir essa palavra de aviso.

èTanto o sal quanto a luz se referem ao povo corporativo do reino

Hoje as pessoas da igreja são as pessoas do reino. Com relação à disciplina e ao exercício, somos o povo do reino. Mas com relação à vida e graça, somos o povo da igreja

Estes versículos nos ensinam que é uma questão de exercício e disciplina; eles dizem respeito ao povo do reino.

O povo do reino como um todo, como um corpo corporativo, é sal e luz.

èNo versículo 13, o Senhor fala da terra, e no verso 14, fala do mundoHá uma diferença entre a terra e o mundo; os termos não são sinônimos. 

O que foi criado por Deus é a terra, e o que veio através da corrupção de Satanás é o mundo (sistema). 

Para a terra criada por Deus, o povo do reino é sal. Mas para o mundo corrompido por Satanás, eles são luz. 

Nós somos o sal da terra e a luz do mundo.


Bibliografia: 
Bíblia Almeida Revista e Atualizada com números Strong 
Bíblia de Referencia THOPSON – Milenio RVR 1960 (Espanhol) 
Bíblia Nova Almeida – SBB 
bibleread.online/bible/ 
Comentário Bíblico - Novo Testamento Volume 1, Mateus a João – Matthew Henry 
Comentário Bíblico Expositivo Novo Testamento Vol 1 - Warren W. Wiersbe 
Comentário bíblico: desvendando a verdade de Deus, versículo a versículo – John MacArthur 
Comentário do Novo Testamento – Mateus Volumes 1 & 2 - 2ª edição William Hendriksen 
Diccionario Strong de Palabras Originales del Antiguo y Nuevo Testamento 
Dicionário Bíblico Strong 
Gran Diccionario Enciclopédico de la Biblia - Editor General Alfonso Ropero Berzosa 
Nuevo Comentario Ilustrado De La Biblia – Earl D. Radmacher, Ronald B. Allen & H. Wayne House 
Olive Tree Concordância analítica da Almeida Revista e Atualizada 
Software Bible study 6 
Software Bíblico Logos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por nos visitar! Volte sempre!