Pessoas que gostam deste blog

A luz do mundo

A luz do mundo

Mt 5.14-16 Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada no alto de um monte. 15Nem se acende uma lamparina para colocá-la debaixo de um cesto, mas num lugar adequado onde ilumina bem todos os que estão na casa. 16Assim brilhe também a luz de vocês diante dos outros, para que vejam as boas obras que vocês fazem e glorifiquem o Pai de vocês, que está nos céus.

 

1. Como uma cidade sobre uma montanha

O versículo 14 diz: "Vocês são a luz do mundo". A luz é o brilho da lâmpada para iluminar os que estão na escuridão. 

Para o mundo sombrio, o povo do reino dos céus são uma luz. Na natureza, eles são o sal de cura e, no comportamento, são a luz brilhante.

èComo luz brilho, o povo do reino é como uma cidade situada em uma montanha. Uma cidade assim não pode ser escondida. 

Finalmente consumada na cidade santa da Nova Jerusalém. 

Apocalipse 21.10–11 E ele me levou, no Espírito, a uma grande e elevada montanha e me mostrou a cidade santa, Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, 11 a qual tem a glória de Deus. O seu brilho era semelhante a uma pedra preciosíssima, como pedra de jaspe cristalina.

Apocalipse 21.23–24 A cidade não precisa do sol nem da lua para lhe dar claridade, pois a glória de Deus a ilumina, e o Cordeiro é a sua lâmpada. 24 As nações andarão mediante a sua luz, e os reis da terra lhe trazem a sua glória.

èNestes três capítulos Mt 5, 6 e 7, o Senhor Jesus não usou o termo "igreja". No entanto, o termo “reino”, usado muitas vezes nesses capítulos, na verdade se refere à igreja

O reino mencionado em Mateus é esse aspecto da igreja relacionado à disciplina e ao exercício

A igreja é o aspecto da graça e da vida para o reino, e o reino é o aspecto da disciplina e do exercício para a igreja

èSabemos que esse decreto é para um povo corporativo, porque a luz não é uma pessoa individual, mas uma cidade edificada

èIsso indica que o povo do reino precisa do edifícioSe os santos da igreja em sua localidade não forem edificados, mas dispersos, divididos e separados, não há cidade lá

E enquanto não houver cidade, não há luz, porque a luz é a cidade; a luz não é um crente individual

èA luz é uma cidade corporativa construída como uma entidade para brilhar sobre as pessoas ao seu redor. 

- É impossível encontrar uma coisa dessas no cristianismo de hoje? Toda igreja local do Senhor deve ser uma cidade edificada. 

No livro de Apocalipse, as igrejas são candelabros de ouro. 

Apocalipse 1.20 Quanto ao mistério das sete estrelas que você viu na minha mão direita e quanto aos sete candelabros de ouro, as sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candelabros são as sete igrejas.

èO princípio da cidade e do candelabro é o mesmo: nenhum deles é individualAmbos são corporativos

- O candelabro, como a cidade, não é um crente individual, mas a igreja. Se você está fora da igreja, não faz parte do candelabro. 

Como uma lâmpada no candelabro

O versículo 15 diz: “Nem os homens acendem uma lâmpada e a colocam debaixo do alqueire, mas no candelabro, e ela brilha para todos os que estão na casa”. 

èO brilho da luz tem dois aspectosNo primeiro aspecto, a luz é comparada a uma cidade que brilha sobre os de fora. No segundo aspecto, a luz é comparada a uma lâmpada em um candelabro que brilha com aqueles que estão na casa. 

Há a necessidade de interpretar a casa de acordo com o contexto, o ponto principal é que o brilho da luz tem dois aspectos: o aspecto externo e o interior

- A luz como uma cidade na montanha brilha sobre os de fora, enquanto a lâmpada acesa no candelabro brilha sobre os que estão na casa. 

Como a cidade, a luz brilha sobre as pessoas, mas como a lâmpada da casa, a luz brilha nas pessoas

- Isso indica que nossa influência sobre os outros não deve ser apenas externa, mas também interna.

èPara brilhar sobre os outros exteriormente, precisamos ser edificados. Mas, para brilhar sobre os outros interiormente, precisamos ficar sem cobertura

Como a luz na montanha, a luz não pode ser escondida; e, como a lâmpada no candelabro, a luz não deve ficar oculta.

èNo versículo 15, o Senhor fala sobre colocar a lâmpada embaixo do alqueire. Uma lâmpada acesa colocada sob o alqueire não pode expor sua luz. O povo do reino, como lâmpada acesa, não deve ser coberto pelo alqueire, um item referente à alimentação, um assunto que causa ansiedade. 

Mateus 6.25 Por isso, digo a vocês: não se preocupem com a sua vida, quanto ao que irão comer ou beber; nem com o corpo, quanto ao que irão vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e não é o corpo mais do que as roupas?

èO Senhor sabiamente falou sobre não ser coberto por um alqueire. Nos tempos antigos, um alqueire, como medida de grãos, era algo relacionado à alimentação e, portanto, relacionado à questão de ganhar a vida

- Assim, esconder a lâmpada debaixo do alqueire indica ansiedade em relação à nossa vida. Se nós cristãos estivermos ansiosos com a nossa vida e preocupados com quanto dinheiro estamos fazendo, essa ansiedade se tornará um alqueire que cobre nossa luz.

èO povo do reino exerce primeiramente uma influência sobre as pessoas externamente, de fora. No entanto, ainda precisamos influenciá-los por dentro

- Quando a igreja como um todo conviver como uma cidade no topo da montanha, aqueles que a cercam estarão sob o brilho de uma igreja tão edificada. Mas isso é apenas o brilho do lado de fora. 

- A igreja também precisa exercer outro tipo de influência, a influência do brilho interior que entra nas pessoas. 

- Assim, a cidade no monte significa o brilho de fora, e a lâmpada da casa significa o brilho de dentro

- Nosso brilho não deve estar apenas fora das pessoas, mas também dentro delas. 

O objetivo e tudo isso:glorificar o teu Pai que está nos céus”

Ambos os aspectos de nosso brilho darão glória ao Pai. O versículo 16 diz: “Assim brilhe a tua luz diante dos homens, para que possam ver as tuas boas obras e glorificar o teu Pai que está nos céus.” 

- O título Pai prova que os discípulos, que eram a nova audiência do rei, foram filhos regenerados de Deus.

João 1.12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome,

Gálatas 4.6 E, porque vocês são filhos, Deus enviou o Espírito de seu Filho ao nosso coração, e esse Espírito clama: “Aba, Pai!

èAs boas obras aqui são o comportamento do povo do reino, através do qual os homens podem ver a Deus e serem levados a ele. 

- Nosso brilho glorificará o Pai, porque expressa o que Deus é. Glorificar a Deus Pai é dar-Lhe a glória. 

- Quando as pessoas do reino expressam Deus em seu comportamento e boas obras, os homens veem a Deus e dão a glória a Deus. 

- Deus oculto é o próprio Deus. Mas quando Deus é expresso, essa é a glória de Deus. Se, como povo do reino, tiverem uma luz tão brilhante, Deus será expresso nesse brilho, e todos os que estão ao nosso redor verão a glória.  

èNós, o povo do reino, somos a luz do mundo. Como luz, somos como uma cidade no topo de uma montanha e como uma lâmpada que brilha em uma casa. 

O NT os chama de Filhos da luz:

Lucas 16.8 E o patrão elogiou o administrador infiel por sua esperteza. Porque os filhos do mundo são mais espertos na sua própria geração do que os filhos da luz.

João 12.36 Enquanto vocês têm a luz, creiam na luz, para que se tornem filhos da luz. Depois de dizer isso, Jesus foi embora e ocultou-se deles.

Efésios 5.8 Porque no passado vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz

1Tessalonicenses 5.5 Porque vocês todos são filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite, nem das trevas.

èComo se deve brilhar:

Com louvor

Hebreus 13.15 Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome.

Com boas obras

Mateus 5.16 Assim brilhe também a luz de vocês diante dos outros, para que vejam as boas obras que vocês fazem e glorifiquem o Pai de vocês, que está nos céus.

Frutificação

João 15.8 Nisto é glorificado o meu Pai: que vocês deem muito fruto; e assim se tornarão meus discípulos.

Com toda uma consagração

1Coríntios 6.20 Porque vocês foram comprados por preço. Agora, pois, glorifiquem a Deus no corpo de vocês.

2Tessalonicenses 1.12 a fim de que o nome de nosso Senhor Jesus seja glorificado em vocês e vocês sejam glorificados nele, segundo a graça do nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo.

èVIDAS RADIANTES, dos santos: Brilha na era presente...

João 5.35 João era a lâmpada que estava acesa e iluminava, e, por algum tempo, vocês quiseram se alegrar com a sua luz.

Atos 6.15 Todos os que estavam sentados no Sinédrio, fitando os olhos em Estêvão, viram o seu rosto como se fosse rosto de anjo.

2Coríntios 3.18 E todos nós, com o rosto descoberto, contemplando a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, que é o Espírito.

Filipenses 2.15 para que sejam irrepreensíveis e puros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual vocês brilham como luzeiros no mundo,

Isaías 62.1 Por amor de Sião, não me calarei e, por amor de Jerusalém, não me aquietarei, até que a sua justiça saia como um resplendor, e a sua salvação, como uma tocha acesa.

Na Eternidade...

Jó 11.17 A sua vida será mais clara que o meio-dia; ainda que haja trevas, serão como a manhã.

Daniel 12.3 Os que forem sábios resplandecerão como o fulgor do firmamento, e os que conduzirem muitos à justiça brilharão como as estrelas, sempre e eternamente.

Apocalipse 21.11 a qual tem a glória de Deus. O seu brilho era semelhante a uma pedra preciosíssima, como pedra de jaspe cristalina.

- Que possamos exercer tal influência sobre aqueles que nos rodeiam.


Bibliografia: 
Bíblia Almeida Revista e Atualizada com números Strong 
Bíblia de Referencia THOPSON – Milenio RVR 1960 (Espanhol) 
Bíblia Nova Almeida – SBB 
bibleread.online/bible/ 
Comentário Bíblico - Novo Testamento Volume 1, Mateus a João – Matthew Henry 
Comentário Bíblico Expositivo Novo Testamento Vol 1 - Warren W. Wiersbe 
Comentário bíblico: desvendando a verdade de Deus, versículo a versículo – John MacArthur 
Comentário do Novo Testamento – Mateus Volumes 1 & 2 - 2ª edição William Hendriksen 
Diccionario Strong de Palabras Originales del Antiguo y Nuevo Testamento 
Dicionário Bíblico Strong 
Gran Diccionario Enciclopédico de la Biblia - Editor General Alfonso Ropero Berzosa 
Nuevo Comentario Ilustrado De La Biblia – Earl D. Radmacher, Ronald B. Allen & H. Wayne House 
Olive Tree Concordância analítica da Almeida Revista e Atualizada 
Software Bible study 6 
Software Bíblico Logos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por nos visitar! Volte sempre!