Pessoas que gostam deste blog

Descumprir um destes mandamentos - Pr Eudes Sepol


O nosso comportamento diante da aplicação da lei, definirá nossa posição no Reino do Céus.

Mt 5.19 Aquele, pois, que desrespeitar um destes mandamentos, ainda que dos menores, e ensinar os outros a fazer o mesmo, será considerado mínimo no Reino dos Céus; aquele, porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no Reino dos Céus.

 

Os mandamentos aqui se referem à lei no versículo 18 (Porque em verdade lhes digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra.).

O povo do reino não apenas cumpre a lei, mas obedecem a complementação, na verdade, não se anulam nenhum mandamento da lei, nem mesmo um dos menores. 

Ser grandes ou pequenos no reino dos céus, depende de guardarmos ou não o menor dos mandamentos da lei.

èNeste versículo, Cristo enfatizou o fato de que, se não guardarmos o menor dos mandamentos da lei, ou, os anularmos, ignorarmos e ensinarmos a outros tais prática, nos tornaremos os menores no reino dos céus (não se diz que em perder mas ser o menor).

- A moralidade (qualidade, característica do que é moral, do que segue os princípios da moral.) de nenhuma outra pessoa é tão alta quanto a do povo do reino

A moralidade é simplesmente a expressão da vida, desta forma, se você tem a vida mais alta, certamente terá a mais alta moralidade como expressão dessa vida

 

Mt 5. 19a Aquele, pois, que desrespeitar um destes mandamentos, ainda que dos menores, e ensinar os outros a fazer o mesmo, será considerado mínimo no Reino dos Céus; ...

- A Palavra nos traz dois pontos muito importante para observarmos, dois pontos que dependendo do modo que postarmos definirá nossa posição no reino dos céus: grande ou menor, fala da nossa participação lá.

Então já fica a dica, aqueles que ensinam e praticam terão parte importante no Reino.

Aquele, pois, que desrespeitar um destes mandamentos, ainda que dos menores, e ensinar os outros a fazer o mesmo...

O texto fala de quem ensina, quem são esses falsos mestres?

O texto estudado já nos diz (Mateus 5.19a) Aquele, pois, que desrespeitar um destes mandamentos, ainda que dos menores, e ensinar os outros a fazer o mesmo, será considerado mínimo no Reino dos Céus; ...

Adoram só de aparência...

Mateus 15.9 E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos humanos.”

Se passam por mestre...

1Timóteo 1.7 pretendendo passar por mestres da lei, não compreendendo, porém, nem o que dizem, nem os assuntos sobre os quais falam com tanta ousadia.

São hipócritas...

1Timóteo 4.2 pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm a consciência cauterizada,

Terão resultados conquistados...

2Timóteo 4.3 Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, se rodearão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos.

Devem ser parados...

Tito 1.11 É preciso fazer com que se calem, porque andam pervertendo casas inteiras, ensinando o que não devem, com a intenção vergonhosa de ganhar dinheiro.

2Pedro 2.1 Assim como surgiram falsos profetas no meio do povo, também haverá falsos mestres entre vocês. Eles introduzirão heresias destruidoras, chegando a renegar o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.

Eles são desconhecidos do Pai no Céu

Mateus 7.21 Nem todo o que me diz: “Senhor, Senhor!” entrará no Reino dos Céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.

São desconhecidos da família do Pai

Mateus 12.50 Portanto, aquele que fizer a vontade de meu Pai celeste, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.

Não se assemelham com o Pai

Lucas 6.47 Eu vou mostrar a vocês a quem é semelhante todo aquele que vem a mim, ouve as minhas palavras e as pratica.

èO padrão para os que irão participar na estrutura do novo Reino, é imediato o comportamento como cidadão, como entendedor, como observador e como ensinador, vivendo como autoridade dignas de representação do Reino.

Mt 5.19b .... aquele, porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no Reino dos Céus.

O verdadeiro mestre, pratica e ensina:

Mateus 7.24 Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha.

Deve ser membro da família de Deus

Mateus 12.50 Portanto, aquele que fizer a vontade de meu Pai celeste, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.

Tem a chave para o conhecimento espiritual

João 7.17 Se alguém quiser fazer a vontade de Deus, conhecerá a respeito da doutrina, se ela é de Deus ou se eu falo por mim mesmo.

Tem a bênção da comunhão divina

João 14.23 Jesus respondeu: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e o meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.

1João 2.17 Ora, o mundo passa, bem como os seus desejos; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

Ele tem compromisso com a Palavra de Deus

Deuteronômio 4.2 Não acrescentem nada à palavra que eu lhes ordeno, nem diminuam nada dela, para que vocês guardem os mandamentos do Senhor, o Deus de vocês, que eu lhes ordeno.

Deuteronômio 12.32 Tudo o que eu lhes ordeno vocês devem observar; não acrescentem nem diminuam nada.

Provérbios 30.6 Não acrescente nada às suas palavras, para que ele não o repreenda, e você seja achado mentiroso.”

Apocalipse 22.19 E, se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das coisas que estão escritas neste livro.

Vive e se comporta, já nesta era presente as grandes verdades do Reino

Mateus 20.26 Mas entre vocês não será assim; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vocês, que se coloque a serviço dos outros;

Mateus 23.11 Mas o maior entre vocês será o servo de vocês.

O nosso comportamento definirá o futuro no Reino... será chamado menor [...] será chamado grande.

- A consequência de praticar ou ensinar a desobediência a qualquer Palavra de Deus é ser chamado menor no reino dos céus.

Tiago 2.10 Pois quem guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos.

- Determinar o status no reino lei de Deus.

2Coríntios 5.10 Porque é necessário que todos nós compareçamos diante do tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo.

1Coríntios 15:41 Um é o esplendor do sol, outro da lua, e outro ainda o fulgor das estrelas; e as estrelas diferem em luminosidade umas das outras.

- O fato de Jesus não se referir à perda de salvação é claro, pois, embora os infratores sejam chamados “menores”, ainda estarão no reino dos céus.

- O resultado positivo é que quem guarda e ensina a Palavra de Deus será chamado grande.

- Aqui, Jesus menciona os dois aspectos de fazer e ensinar.

- Os cidadãos do Reino devem apoiar todas as partes da lei de Deus, tanto na vida como no ensinamento.


Bibliografia: 
Bíblia Almeida Revista e Atualizada com números Strong 
Bíblia de Referencia THOPSON – Milenio RVR 1960 (Espanhol) 
Bíblia Nova Almeida – SBB 
bibleread.online/bible/ 
Comentário Bíblico - Novo Testamento Volume 1, Mateus a João – Matthew Henry 
Comentário Bíblico Expositivo Novo Testamento Vol 1 - Warren W. Wiersbe 
Comentário bíblico: desvendando a verdade de Deus, versículo a versículo – John MacArthur 
Comentário do Novo Testamento – Mateus Volumes 1 & 2 - 2ª edição William Hendriksen 
Diccionario Strong de Palabras Originales del Antiguo y Nuevo Testamento 
Dicionário Bíblico Strong 
Gran Diccionario Enciclopédico de la Biblia - Editor General Alfonso Ropero Berzosa 
Nuevo Comentario Ilustrado De La Biblia – Earl D. Radmacher, Ronald B. Allen & H. Wayne House 
Olive Tree Concordância analítica da Almeida Revista e Atualizada 
Software Bible study 6 
Software Bíblico Logos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por nos visitar! Volte sempre!