Pessoas que gostam deste blog

Bem aventurado os limpos de coração - Pr Eudes Sepol


Bem-aventurados os que limpam/purificam o coração, pois eles verão a Deus.

Mt 5.8 Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.

Ser justo é lidar conosco, ser misericordioso é lidar com os outros, e ser puro de coração é lidar com Deus. 

Para nós mesmos, devemos ser rigorosos e não dar desculpas. Para com os outros, devemos ser misericordiosos, dando-lhes mais do que merecem. Mas em relação a Deus, devemos ser puros de coração, buscando nada além dele. 

Na verdade, o versículo 8 é a continuidade do verso 7: Aqueles que são misericordiosos ... alcançarão misericórdia se referem àqueles que nasceram de novo pela misericórdia de Deus.

Desde que o amor divino os alcançou, o Espírito Santo continua a trabalhar neles, produzindo uma piedade que não tem explicação para aqueles que não foram regenerados.

O próprio Jesus se tornou o exemplo final disso quando clamou na cruz: "Pai, perdoa-lhes, porque eles não sabem o que estão fazendo" (Lc 23.34).

Ser puro de coração é ter um propósito único, ter o único objetivo de realizar a vontade de Deus para a glória de Deus. 1Coríntios 10.31 Portanto, se vocês comem, ou bebem ou fazem qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.

Nosso espírito é o órgão para receber Cristo.

João 1.12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome,

João 3.6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.

Por outro lado, o nosso coração é o terreno onde Cristo como a semente da vida cresce. 

Mateus 13.19 A todos os que ouvem a palavra do Reino e não a compreendem, vem o Maligno e arrebata o que lhes foi semeado no coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho.

Os limpos de coração são os que foram libertos do poder do pecado mediante a graça de Deus, e que agora se esforçam sem dolo para agradar e glorificar a Deus e serem parecidos com Ele.

(1) Procuram ter a mesma atitude interior que Deus, que é tem amor à justiça e ódio ao mal.

Hebreus 1.9 Amaste a justiça e odiaste a iniquidade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com o óleo de alegria como a nenhum dos teus companheiros.”

Seu coração (que inclui a mente, a vontade e as emoções) está em harmonia com o coração de Deus?

1Samuel 13.14 Mas agora o seu reinado não subsistirá. O Senhor buscou para si um homem segundo o seu coração e já lhe ordenou que seja príncipe sobre o seu povo, porque você não guardou o que o Senhor lhe ordenou.

Mateus 22.37 Jesus respondeu: — “Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento.

1Timóteo 1.5 O objetivo desta admoestação é o amor que procede de um coração puro, de uma boa consciência e de uma fé sem hipocrisia.

(2) Somente os limpos de coração verão a Deus. Há recompensa para quem possui...

A maior recompensa por ser puro de coração é ver Deus. Deus é a nossa recompensa. Ganhamos essa recompensa sendo rigorosos, justos conosco mesmos, sendo misericordiosos com os outros e puros de coração com Deus.

Ver a Deus significa ser seu filho e habitar na sua presença, tanto agora como no seu reino futuro.

Êxodo 33.11 O Senhor falava com Moisés face a face, (você fala com ele assim?) como quem fala com o seu amigo. Depois Moisés voltava para o arraial. Porém o moço Josué, seu auxiliar, filho de Num, não se afastava da tenda.

Apocalipse 21.7 O vencedor herdará estas coisas, e eu serei o Deus dele e ele será o meu filho.

Apocalipse 22.4 contemplarão a sua face, e na sua testa terão gravado o nome dele.

Verão a Deus. Não só com a percepção da fé, mas também na glória do céu.

Hebreus 12.14 Procurem viver em paz com todos e busquem a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.

Apocalipse 22.3-4 Nunca mais haverá qualquer maldição. Nela estará o trono de Deus e do Cordeiro. Os seus servos o adorarão, 4 contemplarão a sua face, e na sua testa terão gravado o nome dele.

Para o reino dos céus, precisamos ser pobres em espírito, vazios em nosso espírito, para que possamos receber a Cristo. 

Também precisamos ser puros de coração, solitários em nosso coração, para que Cristo cresça em nós sem frustração. 

Se formos puros de coração em buscar a Deus, veremos a Deus. 

Ver Deus é uma recompensa para os puros de coração. Essa bênção é para hoje e para a era vindoura.

Mt 5.8 Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.


Bibliografia: 

Bíblia Almeida Revista e Atualizada com números Strong 
Bíblia de Referencia THOPSON – Milenio RVR 1960 (Espanhol) 
Bíblia Nova Almeida – SBB 
bibleread.online/bible/ 
Comentário Bíblico - Novo Testamento Volume 1, Mateus a João – Matthew Henry 
Comentário Bíblico Expositivo Novo Testamento Vol 1 - Warren W. Wiersbe 
Comentário bíblico: desvendando a verdade de Deus, versículo a versículo – John MacArthur 
Comentário do Novo Testamento – Mateus Volumes 1 & 2 - 2ª edição William Hendriksen 
Diccionario Strong de Palabras Originales del Antiguo y Nuevo Testamento 
Dicionário Bíblico Strong 
Gran Diccionario Enciclopédico de la Biblia - Editor General Alfonso Ropero Berzosa 
Nuevo Comentario Ilustrado De La Biblia – Earl D. Radmacher, Ronald B. Allen & H. Wayne House 
Olive Tree Concordância analítica da Almeida Revista e Atualizada 
Software Bible study 6 

Software Bíblico Logos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por nos visitar! Volte sempre!